Todo mundo sabe que passar protetor solar regularmente e ingerir bastante água é o básico para manter a pele saudável durante esta época quente, como nos últimos dias em Goiás. Porém, é importante ficar atenta ao hábito alimentar para que as células do corpo tenham uma nutrição adequada. Pensando nisso, a nutricionista Cleonice Pereira listou sete alimentos que vão ajudar a cuidar da pele. Ela afirma que “se fizermos algumas mudanças simples na dieta, podemos melhorar muito a condição da pele e postergar o aparecimento de sinais causados pela idade”. Veja:

Abacate

Fonte de vitaminas E, C e antioxidantes, o abacate ajuda na hidratação e no viço da pele.

Melancia

Rica em vitaminas e minerais, como A, C e B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, a fruta ainda contribui para a hidratação de todos os órgãos. Lembrando que a pele é o maior órgão do corpo.

Amora

Devolve o aspecto saudável da pele, pois é riquíssima em antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por danificar as células e causar sinais de envelhecimento.

Linhaça

A ação positiva que a linhaça causa na saúde intestinal se reflete diretamente na pele. Além disso, o ômega 3, presente no alimento, é um forte colaborador para a sustentação da pele e do sistema imunitário.

Maçã

Além de ser um alimento quase completo, que cuida da saúde ocular e previne várias patologias, a maçã também é excelente para ajudar as células na restauração e proteção contra o envelhecimento precoce.

Cenoura

É um dos alimentos mais ricos em betacaroteno (potente antioxidante responsável pela cor alaranjada). A cenoura é uma fonte poderosa de fibras e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio, vitamina A, B2, B3 e C. Todos esses nutrientes são responsáveis por manter o bom estado da pele e das mucosas e contribui, ainda, para a cor saudável da pele, podendo ser consumida de várias formas: crua, cozida ou em sucos.

Manga

Capaz de remover as toxinas existentes no organismo, além de combater os radicais livres e regenerar a cútis, evitando rugas e linhas de expressão.

Além desses sete alimentos, a especialista reforça a importância das oleaginosas, como castanha de caju, do Pará, amêndoas e coco, bons suportes de minerais e boas gorduras que melhoram a elasticidade e combatem infecções, além de fornecerem colágeno de maneira mais biodisponível para a pele.