Elaborado para ampliar a aprendizagem e socialização, o projeto “Canedo em Canto” reúne alunos de toda a rede municipal de ensino de Senador Canedo, que recebem aulas de canto e coral, além de realizarem várias apresentações culturais com diversos repertórios, que são escolhidos de acordo com temáticas trabalhadas em sala de aula.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Guilherme Toledo, as músicas são escolhidas de acordo com a temática da apresentação, que sempre estão associadas com os conteúdos do plano de ensino. “Todos os repertórios são selecionados respeitando a natureza do espetáculo, sempre com músicas apropriadas ao público infantil e fazendo ligação com os conteúdos estudados”, afirma. Os ensaios são realizados com turmas de no máximo 30 alunos, nos dois turnos, o que garante que mais crianças participem.

Elaborado pela Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto foi baseado em estudos pedagógicos sobre desenvolvimento cognitivo, musicalização, e na Lei 11.769/08, que instituiu obrigatório o ensino de música nas escolas públicas. “O contato com a música contribui para a construção do conhecimento, ampliando a criatividade, concentração e memória. Então não é somente a beleza da apresentação, mas também o desenvolvimento das crianças, construção social e pedagógica”, explica.

Cultura e aprendizagem

Senador Canedo

As aulas são descontraídas e de acordo com a faixa etária, a didática é diferente. Durante o ano foram realizadas algumas apresentações, com diversos temas, e agora, as turmas se preparam para o Natal. A gestora da Escola Municipal Maria Faleiro de Araújo, Mônica Manso, afirma que a iniciativa foi bem recebida pelos alunos, professores e pais. “As crianças além de demonstrar grande desenvolvimento escolar, ficam muito felizes em participar do coral, pois é um momento de aprendizagem que foge totalmente da dinâmica de sala de aula. Os pais e professores também se encantam com a beleza e talento das crianças, que a cada dia, melhoram o desempenho”, aponta.

A seleção dos alunos para o coral é realizada através de sorteio. Atualmente, 13 escolas municipais são participantes. Guilherme explica que, futuramente, novas escolas participarão do programa. “Nossa ideia é colocar o “Canedo em Canto” em todas as escolas da rede municipal, queremos alcançar o maior número de crianças. Temos uma grande procura, tanto de pais, quanto de alunos que querem participar. Nossa meta é atingir todas as escolas, sem exceção”, esclarece.

Senador Canedo