Itauçu recebeu, na noite desta terça-feira (16), os 29 atletas da 28ª Caminhada Ecológica. Eles fizeram 68km e fecharam  o percurso no trevo para Taquaral. Nesta quarta-feira (dia 17), largam no mesmo ponto da parada (trevo para Taquaral) e vão para Itaberaí, a partir das 5 horas da manhã. À noite, fecham a programação na Cidade de Goiás, Patrimônio Histórico da Humanindade.

Estratégico por ser onde está o nascedouro do Rio Meia Ponte, na Serra dos Brandões, Itauçu desenvolveu alguns programas ambientais, mas, segundo o secretário de Meio Ambiente, Denilton Martins Arruda, há necessidade de mais recursos para construção de curvas de nível, programas de reflorestamento às margens do leito, não só em terras itauçuenses, mas nos outros municípios que o rio percorre, cacimbas, cercas para proteção, do leito e das nascentes, contra o pisoteio do gado, principalmente na estação seca. O Rio Meia Ponte corta cerca de 13 km no município. Nesta quarta, em conjunto com a equipe da Bio Resíduos, começará a limpeza do lixo existentes nos arredores das nascentes e em outros pontos do Meia Ponte.     

Além da preocupação com o Rio Meia Ponte, o fim de tarde foi marcado pela confraternização em família costuma fazer do cotidiano da Caminhada Ecológica. E, às vezes, com aquela farra, como no caso do familiares do atleta Adão Dias e, por extensão, ao amigo e violeiro Almir Pessoa. Primos, e o irmão de Adão Dias, Delcilon Dias, já faziam vigília na porta de um armazém no povoado de Santa Amália, entre Inhumas e Itauçu, onde os 29 atletas - 25 homens e 4 mulheres - fecharam primeiro dia, na noite de ontem.

Um deles, Agnon Dias, que é primo de Adão, estava com a viola personalizada de Almir Pessoa, que também é professor e ensina a arte do instrumento de cordas a vários alunos. Um deles é o próprio Adão, que incentivou o músico a treinar, fazer seletiva e participar da 28ª Caminhada Ecológica  e nela ser um dos oito estreantes. Conversa vai, conversa vem, esperaram a passagem do pelotão de atletas para aplaudirem e ainda entregarem, rapidamente, a viola ao seu proprietário. Depois, recolheram-na. 

Hoje (quarta-feira), eles prometem continuar incentivando os amigos e o parente no segundo dia do percurso, que começa às 5 horas, no trevo para Taquaral, com almoço programado para Itaberaí e chegada às 18 horas na Cidade de Goiás. Agnon, Uriel Duarte, Rogério Dias, Renato Dias e Delcilon prometem marcar presença. Na estrada, a turma já sentiu um pouco do desgaste dos atletas. 

A 28ª Caminhada Ecológica é realizada pelo POPULAR/Grupo Jaime Câmara (GJC), com patrocínio de Unimed Goiânia. O evento tem apoio de Detran/Governo de Goiás, Belcar, Bio Resíduos, Fast Açaí, Hospital Anis Rassi, Unifan, Sesi, Saneago, Casa da Nutrição Suprimentos e Probiótica. O apoio logístico é do Batalhão Rodoviário e do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Confira imagens do 1º dia da Caminhada Ecológica: