Sábado (dia 20) quente, de muito calor de manhã e início da tarde em Araguapaz e no caminho que leva até Aruanã, onde a 28ª Caminhada Ecológica será concluída com banho e mergulho dos corpos quentes e suados nas águas do Rio Araguaia. Assim, durante a pausa ao almoço, na Igreja Assembleia de Deus, em Araguapaz, os 28 atletas - 24 homens e 4 mulheres - tomaram banho, almoçaram e já trocaram o uniforme à recepção na entrada de Aruanã. A entrada será pela avenida central até o ponto do Porto da cidade, onde os atletas e equipes de apoio serão recepcionados por turistas e autoridades locais, como o prefeito, Hermano de Carvalho .  

Os 29 participantes, mas o experiente atleta José Maria dos Santos se sentiu mal no Campo da Paz, em Faina, na tarde de sexta-feira (dia 19). Ele foi levado ao Hospital de Faina e, dali mesmo, encaminhado  ao Hospital Anis Rassi, em Goiânia. O sábado seria de repouso e de exames em Zé Maria, que se recuperou bem mas ficaria em observação médica. Os últimos dois dias também foram exigentes para outros selecionados, que tiveram lesões e ficaram em Araguapaz, no Colégio Dário Sampaio, fazendo tratamento para voltarem à pista à tarde.

Os outros colegas fizeram questão de homenagear Zé Maria. Sandra Luiz Rodrigues, de 40 anos e capitã pela primeira vez, disse que se lembrou muito, na manhã deste sábado (20) de Zé Maria e de uma das atletas pioneiras, Rosemeire Sousa, com quem ela já treinou. Sandra Luiza faz parte de grupos de corrida em Goiânia e costuma receber orientação , nos treinos, de Zé Maria dos Santos, que é atletas bastante experiente.

A expectativa é de que os atletas alcancem o chamado mirante do Porto de Aruanã a partir das 17h40. Milhares de pessoas costumam se espremer nas imediações para ver a chegada, com o nome de cada um deles chamado para descer a rampa de acesso ao porto, para que possam ser melhor conhecidos pelo público.